Press release | 19 Jun, 2024

Lince ibérico em recuperação graças a medidas de conservação - Lista Vermelha da UICN

Gland, Suíça, 20 de junho de 2024 (UICN) – O Lince Ibérico melhorou de Em Perigo para Vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN, continuando a sua dramática recuperação da quase extinção graças a esforços sustentados de conservação.

The Iberian lynx has moved from Endangered to Vulnerable on the IUCN Red List.

Photo: CoDe83 / iNaturalist CC BY-NC

“No ano em que a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN celebra o seu 60º aniversário, é fundamental reforçar a sua importância como a fonte de informação mais completa sobre o estado da biodiversidade mundial. A Lista Vermelha da UICN é uma ferramenta essencial para medir o progresso no sentido de travar a perda de natureza e alcançar os objetivos globais de biodiversidade para 2030. A melhoria no estado de conservação do Lince Ibérico demonstra que a conservação bem-sucedida funciona tanto para a vida selvagem quanto para as comunidades”, disse a Dra. Grethel Aguilar, Diretora Geral da UICN.

O estado de conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) melhorou de Em Perigo para Vulnerável, tendo a população aumentado exponencialmente de 62 indivíduos adultos em 2001 para 648 em 2022. Hoje em dia, a população total, incluindo linces juvenis e adultos, é estimada em mais de 2000. Os esforços de conservação desta espécie-chave concentraram-se em aumentar a abundância da sua presa, o coelho-europeu (Oryctolagus cuniculus), atualmente Em Perigo, proteger e restaurar o habitat das matas e florestas mediterrânicas e reduzir as mortes causadas pela atividade humana. A expansão da diversidade genética da espécie através de translocações e de um programa de reprodução ex situ tem sido fundamental para aumentar o número de indivíduos. Desde 2010, foram reintroduzidos mais de 400 linces ibéricos em partes de Portugal e Espanha. O lince ibérico ocupa agora pelo menos 3320 km2, um aumento em relação aos 449 km2 de 2005.

No entanto, o lince ibérico permanece ameaçado, principalmente devido a potenciais flutuações das populações de coelho-europeu se houver novos surtos de vírus. O lince ibérico também é suscetível a doenças provenientes de gatos domésticos. A caça furtiva e as mortes nas estradas continuam a ser ameaças, particularmente onde estradas de alto tráfego atravessam o habitat do lince. As alterações do habitat relacionadas com as alterações climáticas são uma ameaça crescente.

Este sucesso, a maior recuperação de uma espécie de felino já alcançada através da conservação, é o resultado da colaboração empenhada entre organismos públicos, instituições científicas, ONG, empresas privadas e membros das comunidades, incluindo proprietários de terras locais, agricultores, guarda-caças e caçadores, com o apoio financeiro e logístico do projeto LIFE da União Europeia”, disse Francisco Javier Salcedo Ortiz, coordenador do projeto LIFE Lynx-Connect, que liderou a ação de conservação do lince ibérico. “Ainda há muito trabalho a fazer para garantir que as populações de lince-ibérico sobrevivam e a espécie recupere em toda a sua área de distribuição nativa. No futuro, há planos para reintroduzir o lince ibérico em novos locais no centro e norte de Espanha”.

Na sua primeira avaliação do Estatuto Verde das Espécies – o padrão global para medir a recuperação de espécies e avaliar o impacto da conservação – o lince ibérico encontra-se ainda na categoria de espécie Grandemente Reduzida. No entanto, seu elevado Legado de Conservação reflete o impacto dos esforços de conservação até ao momento, e "resta habitat adequado suficiente para que a espécie possa alcançar a categoria de Totalmente Recuperada dentro de 100 anos, supondo que os esforços de conservação continuem com a máxima eficácia."